Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/AC denuncia 25 pessoas por fraudes contra a Caixa e INSS

    há 12 anos

    O Ministério Público Federal no Acre (MPF/AC) apresentou à Justiça Federal vinte e quatro denúncias contra o contabilista Jair Saturnino de Souza e outras vinte e quatro pessoas acusadas de se beneficiarem de esquema fraudulento orquestrado por Jair Saturnino para promover saques indevidos de FGTS e seguro-desemprego.

    Segundo as denúncias apresentadas, inicialmente, o contador Jair Saturnino fazia anotações falsas em carteiras de trabalho de pessoas envolvidas no esquema fraudulento, simulando vínculo de trabalho. Posteriormente, declarava o falso vínculo empregatício em Guias de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP), as quais passavam a constar nas bases de dados da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

    O próximo passo do golpe era simular a ruptura do falso contrato de trabalho, o que possibilitava o saque de valores do FGTS e de parcelas do seguro-desemprego.

    Ainda tramitam na Polícia Federal outros procedimentos que investigam os envolvidos no golpe, que foi praticado na cidade de Brasileia, interior do Acre e causou mais de R$ 82 mil de prejuízo ao erário. Dessa forma, mais denúncias ainda podem ser apresentadas contra Jair Saturnino e as pessoas que tiverem se beneficiado desse tipo de golpe. A pena para cada fraude praticada pode chegar a 11 anos de prisão.

    • Publicações263
    • Seguidores0
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações54
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-ac-denuncia-25-pessoas-por-fraudes-contra-a-caixa-e-inss/3162401

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)